23 Comentários
jun 3Curtido por babi carneiro

você colocou em palavras coisas que sinto em mim. estou e estive dos três lados, da pessoa que se afastou aos poucos e que entende que não cabem explicações, da pessoa que foi afastada e não consegue pescar um motivo claro e da vida que simplesmente afastou os envolvidos e você não conseguiu manter uma proximidade digna de amizade. acho os três cenários dolorosos. entendo que faz parte do tempo, mas queria que tudo permanecesse igual, cultivando aquela conexão inexplicável com as pessoas que amo para todo o sempre. sempre tem uma amizade que dói mais. aquela amizade que preencheu um pedaço da gente que nenhuma outra conseguiu.

Expand full comment
author

putz, jana, te contar que, depois que eu programei esse texto, comecei a me perguntar "e se alguém me mandar um e-mail só que ao invés de explicar por que sumiu, me perguntar por que eu me afastei?!", porque por mais doloroso que seja, desconfio que eu também tenha me afastado de pessoas que um dia acreditaram que seríamos amigas para sempre.

Expand full comment
jun 4Curtido por babi carneiro

Babi, uma coisa que aprendi ao longo da vida é que, muitas vezes, o problema não está na gente. Certa vez, uma amiga muito querida se afastou de mim sem que eu entendesse o motivo. Quando, finalmente, consegui falar com ela a respeito, ela me disse “Lalai, nem tudo gira ao seu redor, nem sempre é sobre você.” Foi uma das frases mais sábias que ouvi e levo comigo desde então. Sei que amizades que terminam são difíceis de lidar, eu mesma lidei há pouco com um fim (e até escrevi uma Espiral a respeito), mas pela sua carta me parece que você sempre esteve presente e o outro não. Então me parece ser mais sobre ele e não sobre você. ❤️

Expand full comment
author

obrigada, lalai! <3 é muito doido isso (e às vezes meio doído também) porque dá medo de estar longe de alguém que talvez quisesse que eu estivesse perto, mas, ao mesmo tempo, o silêncio comunica (e, como escrevi no último parágrafo, talvez eu esteja entendendo enfim essa comunicação, depois de ter ignorado o que ela queria dizer).

Expand full comment

Sim! E não somos obrigadas a adivinhar o que o outro quer. ❤️

Expand full comment
jun 3Curtido por babi carneiro

Eu já tinha dito o quanto gostei dessa carta, mas eu ainda sinto necessidade de repetir! Acho que ainda remexemos e deciframos muito pouco dessas nossas relações e sentimentos em relação aos nossos amigos. Me enxerguei em várias frases!

Expand full comment
author

ô sorte! ter uma amiga que me lê nos rascunhos e ainda me ajuda a passar por essas dúvidas com companhia <3

Expand full comment
jun 22Curtido por babi carneiro

Ai, babi, tão real..

Expand full comment
jun 9Curtido por babi carneiro

Curti sua foto lá no Instagram e que lindeza de foto 😍

Expand full comment
author

ei, brigada pelo apoio! <3

Expand full comment

lindo lindo esse texto, babi. e a foto da competição também - aliás, sempre adoro suas fotos aqui. há uns anos tinha algumas câmeras analógicas e amava experimentar por aí, mas na minha cidade ficou tão difícil revelar e imprimir que acabei passando as bichinhas pra frente (mas agora deu saudade).

Expand full comment
author

maju, muito obrigada! de fato, a fotografia analógica é um exercício de experimentação, e, muitas vezes, um ensinamento sobre paciência e frustração, haha. não sei se melhorei meu olhar ao longo dos anos, mas certamente aceitei melhor todos os erros que cometi no processo.

Expand full comment
jun 5Curtido por babi carneiro

babiii, término de amizade é uma coisa muito esquisita, não tem jeito. você é mt sintética e eu mt prolixa, então vou me segurar e dizer que o que mais me pegou do que você escreveu foi o (acreditei?). tenho pensado muito nisso, no quanto acredito nas amizades como relações centrais e como isso pode ou não funcionar a longo termo. mas daí é papo pra tomar um negocinho, não pra comentário de newsletter.

Expand full comment
author

bora tomar um negocinho hora dessas e você desenvolve esse comentário ao vivo, clara? :)

Expand full comment

Siii! Vou te mandar mensagem pra gente combinar direito!

Expand full comment

há fins para os quais nunca teremos resposta.

Expand full comment
author

o famoso "a vida foi acontecendo".

Expand full comment
jun 3Curtido por babi carneiro

Ai, pegou aqui

Expand full comment

me senti lida com essa leitura <3

Expand full comment

como faz com a vontade de encaminhar esse texto pra ex amizades?

Expand full comment
author

entendo a vontade, mas talvez a saída seja você escrever sua própria carta não enviada. tirar tudo o que sente, transformar em palavras, e depois seguir adiante, porque há mistérios que dependem só da gente superá-los

Expand full comment

Pessoas se distanciam. Nem sempre a ausência de resposta é o fim de uma amizade. Minha distância de muita gente e de muitas coisas tem me revelado um eu diferente. Estou feliz com o eu que encontrei e que surge todo dia um pouco diverso. 😉😘 ❤️

Expand full comment

Essa carta trouxe lá do fundo das minhas lembranças uma amizade que eu tinha com alguém como se fôssemos almas gêmeas. Foi emocionante de ler e me deu uma baita vontade de expressar tudo o que estava escondido em palavras. Sério mesmo, parabéns! Aqui estou, nova subscrita kkk.

Expand full comment